Cuidados com a pele em cada fase da vida

Saiba qual o Chronos ideal para você manter a pele bonita e saudável

A pele do rosto, assim como outras áreas do corpo, apresenta diferentes sinais da ação do tempo em cada fase da vida. Saber identificar as transformações e adotar uma rotina de cuidados adequados para cada uma dessas fases é fundamental para ter uma pele sempre bonita e saudável.

A partir dos 20 anos

Antes que surjam os primeiros sinais, que conhecemos como rugas e flacidez, a pele necessita de prevenção. Por isso, os cuidados com a pele devem começar desde a juventude: limpeza com produtos adequados, hidratação, proteção solar e antioxidante.

Para tanto, escolha produtos com benefícios específicos por tipo de pele, isto deixa a rotina de cuidado mais prazerosa e eficaz. Conte com o uso do sabonete, tônico, esfoliante, hidratante e protetor solar voltado para seu tipo de pele.

A partir dos 30 anos

Os sinais começam a ficar aparentes e, por isso, nesta faixa etária deve-se tratar a pele para estimular suas funções, minimizando os efeitos que se acentuarão com o passar dos anos.

Cremes antissinais voltados para esta faixa etária irão agir nas necessidades específicas da pele. Alguns hidratantes antissinais possuem antioxidantes e fator de proteção e substituem o uso do filtro solar se usado diariamente e sem exposição intensa ao sol.

Lembre-se sempre de seguir sua rotina diária de cuidados, com limpeza, tonificação, hidratação com antissinais, proteção solar e complemente com uso de esfoliantes, produtos intensivos e específicos.

A partir dos 40 anos

A pele atinge um grau de maturidade mais alto e, além dos sinais de envelhecimento se acentuarem, surgem a flacidez e o ressecamento provocados pela alteração hormonal.

Invista em tratamentos completos com uso de produtos de cuidados específicos, cosméticos noturnos, e itens à base de vitamina C que atuam nas manchas e sinais de envelhecimento, além da ação com efeito tensor que oferece um resultado imediato.

O protetor solar deve ter alta proteção UVA e UVB e componentes antioxidantes.

A partir dos 60 anos

Nesta fase o envelhecimento da pele se torna mais acentuado e com sinais evidentes que marcam a fase de maior maturidade da pele facial. A perda da elasticidade e da firmeza é muito mais perceptível, a barreira cutânea fica fragilizada e se torna mais desidratada e desprotegida. Nesta fase é necessário fortificar a pele.

Use produtos com alta ação nutritiva, desde a limpeza e tonificação até os hidratantes antissinais voltados para esta faixa etária, eles irão melhorar a textura fina e ressecada da pele. O uso de ácidos promove a renovação das células, melhorando a aparência e estimulando a produção de colágeno.

A partir dos 60 anos, cremes noturnos com ação antissinais e filtros solares com fator de proteção se tornam grandes aliados na recuperação da pele.

A partir dos 70 anos

A desidratação, a fragilidade e a sensibilidade são características marcantes da pele a partir dos 70. Nesta faixa há a intensificação da queda na função barreira, sendo necessário recuperar o fortalecimento da resistência.

+Veja também: A diferença entre tônico e adstringente

Redação Natura
29/03/2016