Tudo limpo

A higiene dos brinquedos mantém seu filho longe de germes e conserva-os por mais tempo

Os brinquedos do seu filho ficam espalhados pelo chão da casa? É claro que a tal da vitamina “S”­– de sujeira– tem seu lado bom por estimular a imunidade das crianças. Ainda assim, os objetos têm de ser limpos com frequência para evitar que os micro-organismos se multipliquem a ponto de provocar doenças. “O ideal é higienizá-los pelo menos uma vez por semana, caso a criança os use com frequência ou costume dividi-los com os amiguinhos”, afirma Luciane Motta, diretora executiva da Casa do Brincar, em São Paulo.

Para começar, armazene os brinquedos em caixas, armários ou baús próprios. Além de mantê-los limpos e organizados, o hábito incentiva os pequenos a cuidarem de seus pertences. Isso sem falar que, assim, vão durar mais tempo, sejam de pelúcia, plástico ou madeira. Você vai precisar de álcool 70% (encontrado em farmácias), pano ou flanela, sabão neutro, esponja e uma escova de dente ou cotonete para os cantos. “Não se esqueça de levar em conta a etiqueta do produto com as instruções de limpeza, já que alguns podem danificar com álcool, por exemplo”, alerta Luciane. Veja a melhor maneira de higienizar cada tipo de brinquedo de acordo com o material com que ele é fabricado.

Pelúcia ou tecido

Podem ser lavados na máquina ou mesmo a seco, em lavanderias especializadas. Mas há também outra técnica para eliminar germes e ácaros: coloque-os em sacos plásticos dentro do freezer por doze horas. Depois, é só deixa-los secar ao sol. Se na etiqueta diz que o produto não pode ser lavado, melhor nem comprá-lo.

Madeira

Tanto a madeira quanto o MDF podem estragar facilmente e até mofar se mal lavados. Por isso, o ideal é limpar os brinquedos feitos com tais materiais apenas com pano levemente úmido.

Plástico, borracha ou EVA

Limpe-os com álcool 70% ou pano umedecido. Se preferir, dê um banho de verdade com água, sabão e esponja. Deixe secar ao sol. Os brinquedos usados na hora do banho também podem ser higienizados da mesma forma. Mas não esqueça de tirá-los do banheiro, que é um local úmido, depois que seu filho terminar a brincadeira.

Metal

Existe o risco de o brinquedo enferrujar ao entrar em contato com a água, por isso, melhor limpar com pano umedecido com álcool 70%. Se ele não for de ferro, no entanto, você pode usar água, sabão e esponja ou até mesmo colocá-lo na máquina de lavar louça.

Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Globo, sob encomenda para a Natura Mamãe e Bebê.
25/11/2013